Prefeitura de Araçuaí inaugura primeira Rede de Frio para armazenamento de vacinas.

Na tarde da última sexta-feira (28/06), a Prefeitura de Araçuai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou a primeira Rede de Frio Municipal, um local adequado com o objetivo de garantir a manutenção da qualidade dos imunobiológicos até a sua distribuição nos PSFs (Postos de Saúde da Familia) e locais de vacinação. Com o novo espaço, o município adquire autossuficiência na gestão e sistema de conservação das vacinas.
O espaço está instalado em um prédio anexo ao da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Francisco, também inaugurada na sexta-feira, e conta com uma estrutura melhor e mais segura para o acondicionamento das doses de vacinas. Antes as vacinas eram acondicionadas em refrigeradores comuns.
O espaço é composto por sala de equipamentos de refrigeração, área administrativa, área de conferência, almoxarifado, uma bancada com pia para organização das vacinas, depósito de material de limpeza e sanitários. Quanto aos equipamentos, a Rede de Frio possui 3 câmaras frias, um freezer vertical e outro horizontal, com uma carga que dura aproximadamente 15 horas, em caso de falta de energia. Todas as adequações foram executadas de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Hoje é dia de alegria. Estamos muito felizes em inaugurar este novo espaço, com uma estrutura moderna que garante a segurança no controle das vacinas aqui armazenadas. É um grande avanço para a nossa cidade, vindo de encontro com as políticas públicas de incentivo e valorização da vacinação. Nosso foco é o cidadão, levar a ele o que há de melhor”, destacou o prefeito Tadeu Barbosa, que estava acompanhado do vice, Marcilio Oliveira, servidores da Saúde, do secretário municipal de Saúde Israel Ornelas e vereadores Claúdio, Carlindo Dourado, Demário, vereadora Juscélia e o presidente da Câmara Rovieri Vieira Sá.