Prefeitura inaugura centro especializado para pessoas com autismo.

A Prefeitura de Araçuai inaugurou nesta sexta-feira (28/06), o primeiro Centro de Estímulo ao Desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista (TEA) da cidade, o TEAcolher, localizado na Rua Rio de Janeiro 118, na Vila Magnólia, próximo à Policlínica. Voltada para pessoas de zero a 18 anos com autismo, a unidade receberá pacientes com suspeita ou confirmação de transtorno do espectro autista e fará atendimentos de reabilitação.

– Esse é um centro que vai cuidar das pessoas com transtorno do espectro autista e também vai dar apoio aos familiares desses pacientes. As famílias terão aqui todo o suporte necessário para entender melhor como lidar com o autismo, e os pacientes vão receber todo o tratamento necessário para que possam ter uma vida melhor .São serviços de extrema importância para a população.Estamos buscando atender as necessidades do povo e diminuir o sofrimento das pessoas, principalmente na área da Saúde– afirmou o prefeito Tadeu Barbosa.
O centro é um espaço para acolher as famílias para que possamos realizar o tratamento. Essa é a nossa primeira unidade. O TEA pode estar em todo lugar e o lugar ( de quem possui) TEA é em todos os lugares- destacou o secretário municipal de Saúde Israel Ornelas.
O novo serviço propõe um projeto terapêutico individualizado e multiprofissional para cada paciente, com oferta de especialidades como , psicologia, terapia ocupacional, entre outros, além de espaço para atividades criativas. A unidade já está atendendo 40 crianças de 5 a 12 anos.
Com uma ambientação lúdica e acolhedora, o espaço conta com uma sala sensorial com diversos equipamentos. O centro também possui uma sala de interação coletiva para atividades em grupo com jogos para estimular a comunicação, a fala e a interação social, além de consultórios multiprofissionais para consultas individuais.
O centro também conta com um ambiente confortável, projetado para garantir a possibilidade de a criança se recompor em quadros de agitação, onde há poucos estímulos. A unidade também dispõe de brinquedos terapêuticos que estimulam o desenvolvimento infantil.
Além do atendimento às pessoas com autismo, a unidade também fará a capacitação de agentes e profissionais de saúde da Atenção Primária para o acolhimento especializado dos pacientes.
Para ter acesso ao serviço, o usuário deve ser avaliado em um centro municipal de saúde (PSF), onde passará por testes diagnósticos recomendados para o seu quadro. As inscrições para atendimento podem ser feitas na Academia de Saúde, na Avenida Amazonas (Em frente ao Hospital São Vicente) no horário de 7 às 11h e de 13 às 17h. É necessário levar laudo médico que comprove o TEA(Transtorno do Espectro Autista).