Araçuaí - Nossa História, Nossa Origem

A história de Araçuaí teve início por volta de 1830, quando a Mulata Luciana Teixeira, proprietária da Fazenda Boa Vista da Barra do Calhau, deu abrigo aos emigrantes da Barra do Pontal (canoeiros e meretrizes expulsas pelo Padre Carlos Pereira de Moura, da Aldeia do Pontal (hoje Itira) localizada a alguns quilômetros abaixo, na confluência dos rios Araçuaí e Jequitinhonha.

O Arraial que então se fundou chamou-se "Calhau", devido à grande quantidade existente no local de pedras lisas e arredondadas esculpidas pela correnteza das águas. O Arraial de Calhau foi elevado à categoria de sede de Distrito pela Lei Provincial de 13 de julho de 1857. A instalação sob a denominação de Vila de Arassuay deu-se em 1º de julho de 1871, para finalmente a 21 de setembro de 1871 sermos elevada a categoria de cidade, por força da lei nº 1870, com o nome de Araçuaí. Esse nome é de origem indígena, e quer dizer Rio das Araras Grandes.

Capital do nordeste.

Araçuaí ocupava localização privilegiada, pois de seu porto iniciava a navegação das canoas rumo ao litoral baiano. Até 1911, Araçuaí era a capital de todo o Nordeste de Minas: ocupava o quinto lugar em tamanho, com 23.298 km2 e o quarto lugar numa estatística do número de comerciantes nos municípios mineiros. A partir daí vários povoados foram declarados independentes e a sua área foi se reduzindo até chegar a atual.

A chegada da Estrada de Ferro Bahia-Minas na cidade, em 1942, se constituiu num dos feitos mais importantes na história do município. A estação de Araçuaí foi à última ser construída nessa estrada que ligava o sertão de Minas ao mar, em Caravelas, extremo Sul da Bahia.

As estradas de rodagem não existiam, carros eram raros e assim mesmo, só caminhões. O trem era para viagens de negócio e lazer, para transporte de produtos e era correio também. A desativação da Bahia-Minas ocorreu na década de 60 e causou um grande impacto para o município e toda a região por onde ela passava. Até hoje ela é lembrada com grande saudade por todos que viveram aquela época. Com a abertura da estrada de rodagem o movimento de ônibus e caminhões substituiu a navegação do rio.

Localização

O Município de Araçuaí está localizado no Nordeste de Minas Gerais, no Médio Jequitinhonha, a uma distância de 678 Km de Belo Horizonte. Sua emancipação política ocorreu no dia 21 de Setembro de 1871, por força da Lei nº 1870.