História

Araçuaí - Nossa História, Nossa Origem

A história de Araçuaí teve início por volta de 1830, quando a Mulata Luciana Teixeira, proprietária da Fazenda Boa Vista da Barra do Calhau, deu abrigo aos emigrantes da Barra do Pontal (canoeiros e meretrizes expulsas pelo Padre Carlos Pereira de Moura, da Aldeia do Pontal (hoje Itira) localizada a alguns quilômetros abaixo, na confluência dos rios Araçuaí e Jequitinhonha.

O Arraial que então se fundou chamou-se "Calhau", devido à grande quantidade existente no local de pedras lisas e arredondadas esculpidas pela correnteza das águas. O Arraial de Calhau foi elevado à categoria de sede de Distrito pela Lei Provincial de 13 de julho de 1857. A instalação sob a denominação de Vila de Arassuay deu-se em 1º de julho de 1871, para finalmente a 21 de setembro de 1871 sermos elevada a categoria de cidade, por força da lei nº 1870, com o nome de Araçuaí. Esse nome é de origem indígena, e quer dizer Rio das Araras Grandes.

Capital do nordeste.

Araçuaí ocupava localização privilegiada, pois de seu porto iniciava a navegação das canoas rumo ao litoral baiano. Até 1911, Araçuaí era a capital de todo o Nordeste de Minas: ocupava o quinto lugar em tamanho, com 23.298 km2 e o quarto lugar numa estatística do número de comerciantes nos municípios mineiros. A partir daí vários povoados foram declarados independentes e a sua área foi se reduzindo até chegar a atual.

A chegada da Estrada de Ferro Bahia-Minas na cidade, em 1942, se constituiu num dos feitos mais importantes na história do município. A estação de Araçuaí foi à última ser construída nessa estrada que ligava o sertão de Minas ao mar, em Caravelas, extremo Sul da Bahia.

As estradas de rodagem não existiam, carros eram raros e assim mesmo, só caminhões. O trem era para viagens de negócio e lazer, para transporte de produtos e era correio também. A desativação da Bahia-Minas ocorreu na década de 60 e causou um grande impacto para o município e toda a região por onde ela passava. Até hoje ela é lembrada com grande saudade por todos que viveram aquela época. Com a abertura da estrada de rodagem o movimento de ônibus e caminhões substituiu a navegação do rio.

Localização

O Município de Araçuaí está localizado no Nordeste de Minas Gerais, no Médio Jequitinhonha, a uma distância de 678 Km de Belo Horizonte. Sua emancipação política ocorreu no dia 21 de Setembro de 1871, por força da Lei nº 1870.

logo rodape

Endereço

Praça Rui Barbosa, 26, Centro
CEP: 39600-000
Araçuaí/MG.

Informações