Defesa Civil apresenta primeiro Plano de Contingência para Araçuaí.

Defesa Civil apresenta  primeiro Plano de Contingência para Araçuaí.
A Defesa Civil do Município ( grupo que atua durante e depois de desastres por meio de ações distintas e inter-relacionadas) realizou na tarde desta terça-feira (25/06) uma reunião na prefeitura municipal com representantes do Executivo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal, imprensa, e entes da sociedade civil para a apresentação do primeiro Plano Municipal de Contingência 2024-2025. O objetivo do Plano de Contigência é estabelecer critérios e definir atividades a serem desenvolvidas pelos diversos órgãos do poder público em caso de ocorrências de eventos adversos como chuvas torrenciais, vendavais, enchentes, alagamentos, incêndios, entre outros, prevenindo acidentes, estabelecendo ações de socorro e reconstrução, com o intuito de preservar vidas e minimizar danos e prejuízos, humanos, materiais ou ambientais.

Na ocasião, foi apresentado um diagnóstico do Município sob a perspectiva do tema. Em decorrência de alagamentos e enchentes já registradas no município nos períodos chuvosos , várias moradias edificadas na parte baixa da cidade, e no entorno dos córregos e rios na zona rural, ( e também na cidade) as mesmas estão sob situações de risco e, portanto, demandando medidas de enfrentamento no caso de situações de emergência.

O documento que seguirá para assinatura e vigência no período 2024-2025, traz conceitos e diagnósticos sobre situações de risco do município e também estratégias de coordenação para respostas. Ele será colocado à disposição da sociedade e órgãos públicos por meio sistema informatizado para conhecimento e futuras atualizações.

Clique e confira na íntegra o plano.