Banco de sementes da comunidade Caldeirão

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio da sua secretária Alba Souza, firmou parceria com o banco de sementes da comunidade Caldeirão, em Itinga, na pessoa do agricultor familiar Valteir Soares. Foram doadas para o nosso viveiro de mudas municipal cerca de 30 espécies de sementes crioulas de árvores florestais nativas, frutíferas, medicinais e hortaliças.
Nesses bancos, cuja moeda são as próprias sementes, os agricultores se associam espontaneamente e têm direito a empréstimos de certo volume de sementes, que deverá ser restituído em uma quantia superior à emprestada.
Uma das principais vantagens do “banco de sementes” é o agricultor poder guardar um pouco das sementes produzidas por ele, a cada ano, para ser plantada no ano seguinte.
Semente crioula é uma herança de sabedoria que recebemos de nossos ancestrais. Elas guardam a riqueza natural das nossas terras e, por essa razão, devem ser preservadas e disseminadas. No cenário atual, a agricultura familiar exerce papel fundamental no cultivo e preservação deste rico material genético.