AVANÇOS E DESAFIOS – MUNICÍPIO REALIZA 2º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF

A Prefeitura Municipal de Araçuaí, através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, Edição 2021-2024, em parceria com o CMDCA e NUCA, realizou nesta quinta-feira (06/06), o 2º Fórum Comunitário Pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, uma ação do Selo Unicef, Edição 2021-2024, que tem como principal objetivo melhorar as condições de vida e desenvolvimento de cada criança e cada adolescente do município.
Durante o 2º Fórum foram apresentados os resultados alcançados sobre as ações que foram propostas no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, aprovado no 1º Fórum Comunitário, realizado em 2022 pelo município. Nesse plano foram traçadas metas para as áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, as quais ao longo desses quatro anos cumpriram atividades pré-estabelecidas pela metodologia do Selo UNICEF.
O evento, que contou com a participação do prefeito municipal Tadeu Barbosa, reuniu profissionais da rede de proteção, sociedade civil, crianças e adolescentes para avaliar os resultados sistêmicos e os indicadores de impacto social do município durante o quadriênio de 2021 a 2024.

Na abertura do Fórum, as crianças da EMBA I, do Coral Estação da Alegria (Escola Manoel Fulgêncio) e os adolescentes do NUCA deram um show, levando aos presentes apresentações artistíscas e comprovando o protagonismo adolescente em nosso município.
A realização do 2º Fórum Comunitário é uma atividade primordial para os municípios que participam do Selo UNICEF. É também uma oportunidade para que possam avaliar e prestar contas para a sociedade em geral sobre os avanços que tiveram em relação às políticas públicas na saúde, educação e assistência dedicadas às crianças e adolescentes.
O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

UNICEF2   UNICEF3