A Secretária Municipal de Saúde, apresenta o Projeto de Integração das Ações de Vigilância em Saúde para a Agricultura Familiar (Pro Agri Saúde).
O projeto Saúde na Comunidade, esteve presente 12/09, na Comunidade Baixa Quente, fortalecendo este projeto com o objetivo geral de fortalecer as ações estratégicas de vigilância em saúde, como ações sustentável dos agricultores familiares.
Os profissionais dos segmentos da Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Saúde do Trabalhador e de Imunização terão um importante trabalho a desempenhar no que se refere ao apoio ao trabalho das famílias dos agricultores, tanto no que se refere à adequação das atividades quanto à legislação sanitária, bem como na melhoria das condições de saúde.
Destaca- se também o projeto como focos a prevenção:
- Toxoplasmose;
- Monitoramento das doenças diarréicas agudas;
_ Saúde dos trabalhadores da agricultura familiar, que estão expostos a intoxicações devido ao uso de agrotóxicos em diversas atividades.
- Intensificar coberturas vacinais das crianças, dos adolescentes e dos adultos.
- Medidas sanitárias adequadas a manipulação e preparo de alimentos.
Abrimos a possibilidade de incrementar a renda e as condições de vida das pessoas envolvidas com a agricultura familiar o que, reflexivo como fato positivo para a nossa economia, com foco sempre na saúde.