Programa Jovens Mineiros Sustentáveis leva ações de educação ambiental a estudantes da rede municipal de Ensino de Araçuaí.

Programa Jovens Mineiros Sustentáveis leva ações de educação ambiental a estudantes  da rede municipal de Ensino de Araçuaí.
Alunos da rede municipal de Ensino de Araçuai, receberam na última semana representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para acompanhamento do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS). O evento ocorreu na quadra da Escola Industrial São José.
O Programa foi implementado na rede municipal de Araçuaí neste ano de 2023 através de processo seletivo realizado pelo SEMAD, em escolas da rede municipal de ensino, contemplando alunos do 5º ano do ensino fundamental I. As escolas contempladas na rede municipal de Araçuaí foram: Escola Municipal Brincando e Aprendendo II e a Escola Municipal Manoel Fulgêncio.

O PROGRAMA JOVENS MINEIROS SUSTENTÁVEIS é um programa de educação ambiental e humanitária desenvolvido pela Semad, por meio da sua Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais - Deari, que visa ofertar treinamento para os educadores/professores, por meio da disponibilização de curso em Educação à Distância – (EAD) de educação ambiental, e formar alunos do 5º ano do ensino fundamental I nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária, por meio da prestação de apoio técnico.
O Programa também prevê o acompanhamento mensal das contas de energia e água da residência dos alunos e das escolas, visando estimular a redução e o consumo consciente. Os Jovens Mineiros Sustentáveis é um programa deintegração escola-aluno-sociedade-governo para abrir horizontes e criar uma cultura ambiental de uso e consumo consciente dos recursos naturais, pautado no agir do local para o global.
O objetivo é desenvolver ações de educação ambiental em parceria com as prefeituras municipais, por meio da oferta de capacitação aos professores e da realização de atividades e ações práticas aos alunos de escolas municipais do Ensino Fundamental, relacionadas aos temas: Cidadania, Educação Humanitária, Água, Resíduos Sólidos e Energia. No primeiro módulo foi realizada a primeira atividade com os alunos do Caderno de Atividades da edição 2023 do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, referente ao tema Cidadania sobre o DIA MUNDIAL DA ÁGUA.
Ao final do encontro com os estudantes, a equipe de coordenadores e educadores,foi recebida pelo prefeito Tadeu Barbosa. Estiveram presentes:o gestor do Programa, RICARDO HENRIQUE COTTINI, representante do SEMAD ( Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais); a Secretária Municipal de Educação, Evangelina Sena Fulgêncio; os Diretores, Pedagogas e professores da Escolas participantes: Escola Municipal Brincando e Aprendendo II – Maria Elizabeth Oliveira Almeida, Andréia Maria de Jesus Rocha, Margarete Jardim Ferreira, Santa Medina Moraes Neta; Escola Municipal Manoel Fulgêncio: Marizete Ribeiro de Souza, Luciene Costa Santos e Evangelina Maria dos Santos, Coordenadoras do Programa na rede Municipal: Ebervane Alexandrino Pinheiro e Maristane Luiz de Souza; Diretora de Departamento do Ensino Fundamental, Suéli Fagundes Vieira.