Prefeitura realiza Caminhada pela Luta Antimanicomial do CAPS

Como forma de chamar atenção para o dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a Prefeitura de Araçuai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Caps , ( Centro de Atenção Psicossocial) promoveu nesta quinta-feira (18/05) uma caminhada com a participação de usuários do Serviço de Saúde Mental, representantes das secretarias municipais, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de estudantes de enfermagem e técnicos de enfermagem da Instituto ITEP, entre outros. A concentração teve inicío pela manhã na Praça da Matriz com os participantes seguindo depois para a Praça do Mercado, onde aconteceram " performances" musicais, com participação do Grupo de percussão Guingem.

O tema deste ano foi ": Plantando esperança, reflorestando o amanhã".
Você sabe o que é o Movimento da Luta Antimanicomial?

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza na luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta, está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. De acordo com o Ministério da Saúde, o Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que todo cidadão te com sofrimento mental, tem o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que, para isto, tenha que abrir mão de seu lugar de cidadão.

O objetivo do Caps é atender as pessoas com transtorno mental severo e persistente e seus familiares. A equipe profissional do Caps está habilitada para prestar o cuidado em atenção psicossocial, buscando preservar a cidadania da pessoa, o tratamento no território e seus vínculos sociais.

0003    0004