Prefeito Tadeu Barbosa aplaude parceria com a Sigma, durante visita do governador Zema à Araçuaí.

O prefeito de Araçuaí, Tadeu Barbosa, destacou a importância da parceria da prefeitura com a Sigma Lithium, empresa que explora o lítio nos municípios de Itinga e Araçuaí, para o avanço nas conquistas de programas como o Água para Todos, Seca Zero e expansão do projeto “Dona de Mim”, voltado às mulheres empreendedoras da região. Todas eles, capitaneados pela empresa.
A declaração foi feita durante visita do governador Romeu Zema, à sede da Sigma, na última quinta-feira (23). “É uma necessidade (os programas). Trata-se de um aporte financeiro muito positivo para a região. Na questão da água, trata-se do mínimo para a sobrevivência do ser humano. A Sigma veio somar conosco, os esforços para o combate e a convivência com a seca”- disse o prefeito.
A empresa, que atua há nove anos na região, possui programas direcionados a oferta de microcrédito para pequenas empreendedoras, a agricultores familiares sustentáveis, construção de reservatórios de água contra a seca e, ainda, parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em ações de prevenção e combate à violência contra a mulher.
No caso da expansão do Programa Dona de Mim, do grupo “Mulheres do Brasil”, a proposta é chegar a 10 mil o número de mulheres empreendedoras beneficiadas, e que possuem dificuldades de acesso a linhas de crédito, oferecendo a elas, empréstimos até R$ 2 mil. Atualmente o projeto beneficia 500 mulheres.
No programa Seca Zero, foi anunciado o investimento de R$4,5 milhões na construção de 2 mil reservatórios para captação de água de chuva (mil para cada município). Já no Água para todos, a empresa garantiu a doação de 3 mil caixas d`água para moradores aos arredores da empresa, nos dois municípios. Todos os programas terão participação direta das prefeituras.