Debate Sobre Violência nas Escolas Reúne Secretários de Educação e Forças de Segurança, em Araçuaí

Debate sobre violência nas escolas reúne secretários de Educação e Forças de Segurança, em Araçuai.

“Violência nas Escolas” – este foi o tema do encontro realizado nesta sexta-feira (14/04), no anfiteatro da Escola Estadual e Industrial São José, em Araçuai, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Araçuai e Superintendência Regional de Ensino (SRE).
Na pauta, a criação dos protocolos de segurança nas escolas e criação de uma Rede de Escolas protegidas.
A reunião foi aberta pela Secretária Municipal de Educação de Araçuai,Evangelina Fulgêncio, que pediu a união e parceria de todos, para enfrentar o problema.
O encontro acontece em meio aos recentes casos de insegurança e massacres, em creches e escolas brasileiras. Os participantes ouviram as propostas que podem promover maior segurança para as escolas.

Cerca de 96 pessoas participaram da reunião, entre elas, representantes de escolas municipais, escolas privadas , secretários municipais de Educação da Regional da Superintendência de Ensino de Araçuai,(SRE), além de delegado e investigadores da Polícia Civil, policiais do Batalhão da Polícia Militar de Araçuai, Conselho Tutelar e Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) .
Para a Superintendente Regional de Ensino (SRE)Maristane Carvalho, é preciso manter a calma diante de boatos de ataques em escolas da região, que circulam pela internet.Ela anunciou que dentro de 40 dias, será apresentado um plano que mudará a rotina das escolas municipais e estaduais, com ações nas áreas de música, teatro, poesia, entre outros, além de trabalhos para conscientizar os pais e alunos, sobre a influência da internet no comportamento dos adolescentes.
Por sua vez, o delegado de Araçuai, Mateus Marques, tranquilizou os presentes, ao afirmar que não existe no âmbito de jurisdição da Comarca, nenhuma ameaça concreta de ataque a escolas. "O que está acontecendo é uma campanha de desinformação nas redes sociais"-disse ele.
O Major Emanoel, Sub Comandante do 70 º Batalhão da Polícia Militar, falou sobre a Operação de Proteção Escolar- Atena- e destacou que a PM tem o papel de prevenção no ambiente escolar, com a aproximação da comunidade escolar: diretores, professores, alunos e pais. Ele falou sobre o PROERD- Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência“Estamos criando uma rede de proteção, para a mobilização social. Não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo.Queremos que toda informação relevante seja passada à PM. É importante que tudo o que circule nas redes sociais, chegue à corporação. Isso irá facilitar o sistema de proteção.”
Os policiais passarão nas escolas pela manhã, no horário de entrada e na saída. E estarão dispostos a conversar com os alunos, diretores, professores, sendo que estes são fundamentais nesse programa, para dar instruções sobre como proceder em casos suspeitos”, destacou o policial.
Na última semana, o ministro da Justiça e Segurança pública, Flávio Dino, decretou o envio de R$150 milhões para ampliar as patrulhas escolares em todo o País.