Araçuaí participa de evento que homenageia gestores municipais por seu compromisso com a Primeira Infância.

Cento e oito prefeitos de municípios que estão construindo seus Planos Municipais pela Primeira Infância receberam, nesta terça-feira, 12 de março, em evento realizado em Belo Horizonte, a homenagem “Compromisso Primeira Infância Minas Gerais”. A iniciativa busca valorizar os municípios engajados no planejamento de estratégias para o cuidado e a melhoria da qualidade de vida de crianças de zero a seis anos.
O diretor municipal de Esportes, Mansur Tanure, representou Araçuaí.
A premiação foi idealizada pela Rede Primeira Infância - Minas Gerais (REPI-MG), que incentiva a construção coletiva dos planos no estado, e tem o apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Secretaria de Estado de Educação do Governo de Minas, entre outras instituições. Além dos prefeitos, evento contou com a participação de vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais.

Campanha

Atualmente, 108 municípios inscritos na campanha estão recebendo formação e apoio técnico da REPI-MG. Já há ainda uma lista de espera de outros municípios que desejam elaborar seus planos.

O edital para seleção dos municípios teve início em março de 2023, e as atividades de suporte começaram em agosto de 2023. Em 2024, os municípios continuam no processo de construção dos planos. Com a construção, aprovação e implementação, os municípios dão um passo importante na garantia de políticas públicas de educação, saúde, segurança alimentar e nutricional, assistência social, promoção da igualdade étnico-racial, desenvolvimento urbano, cultura, moradia.

infancia