Araçuaí lança o Serviço de Inspeção Municipal SIM

Sob a batuta do SEBRAE e do CIDSMEJE, foi lançado na manhã desta quarta-feira (26/04) durante solenidade na Câmara Municipal de Araçuai, o SIM-Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
O SIM será responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos comercializados entre os municípios que fazem parte do CIDSMEJE-Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região do Médio Jequitinhonha.
Com a instalação do SIM, o produtor que trabalha com produtos de origem animal ou vegetal poderá vender as mercadorias com maior tranquilidade, nos municípios de abrangência do CISDMEJE, pois o certificado servirá como um selo de qualidade do produto, garantindo total segurança para o consumidor final, além de melhorar os preços para os produtores rurais e pequenos fabricantes através da comercialização direta e indireta dos produtos agro industrializados.
Além da função de fiscalizar, o SIM deverá regulamentar e padronizar todos os locais de produção e produtos de origem animal e vegetal, com a finalidade de evitar danos à saúde pública, causados por possíveis contaminações físicas, químicas e/ou biológicas

Os produtores dos municípios interessados em adquirir o SIM, poderão realizar cadastro na sede do CIDSMEJE ou Sala Mineira do Empreendedor que funcionam em prédio anexo à Câmara Municipal de Araçuai, na EMATER e secretaria municipal de Agricultura do seu respectivo município. Não há custos.
Participaram da solenidade de lançamento do SIM, prefeitos da área de abrangência do CIDSMEJE, secretários municipais de Agricultura, vereadores, pequenos produtores rurais, representantes do Ministério Público, da prefeitura de Araçuai, SEBRAE, Emater, IMA, estudantes do IFNMG-Instituto Federal Norte de Minas Gerais.
Dentre os 9 municípios que atualmente fazem parte do grupo que compõe o SIM/CIDSMEJE estão: Araçuaí, Berilo, Comercinho, Coronel Murta, Itaobim, Itinga, Medina, Ponto dos Volantes e Virgem da Lapa.