Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC qualifica mais de 200 pessoas em 2013

DSC00785

Em 2013, Araçuaí foi contemplada com diversos cursos profissionalizantes ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, inclusive, com duas formaturas: IFNMG e SENAI, totalizando 260 formandos em mais de 15 cursos como: auxiliar financeiro, agricultor orgânico, costureiro industrial, eletricista, agente de combate as endemias, instalador predial de baixa tensão, programador web, pedreiro de alvenaria, entre outros.  Atualmente são ofertados pelo IFNMG e SENAI 11 cursos com aproximadamente 400 alunos, vários deles referentes à área de saúde e informática.

DSC00688

Em 2014, a Prefeitura irá ofertar através do PRONATEC novos cursos referentes à estética como curso de cabeleireiro, manicure e Pedicure, depiladora e maquiador. Também foi pactuado para o próximo ano cursos como auxiliar de administração, auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, cuidador infantil e jardineiro. Estes e muitos outros novos cursos serão ministrados em Araçuaí no ano de 2014.

É importante lembrar que, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio do qual são ofertados, gratuitamente, cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, na qual oferece uma bolsa como ajuda para os alunos no transporte e lanche. Essa, portanto é uma oportunidade que os municípios têm de aproveitar e garantir aos cidadãos acesso aos cursos de qualificação profissional.

DSC00627

O Governo Federal criou por meio do Plano Brasil Sem Miséria, o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – PRONATEC – que é coordenado pelo MEC – Mistério da Educação e tem por finalidade promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho. Com vigência entre 2012 e 2014, a iniciativa se materializa em um conjunto de ações de articulação com políticas públicas de trabalho, emprego e renda e de mobilização e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades e políticas afetadas ao trabalho e emprego. Essa articulação é feita com o Sistema Nacional de Aprendizagem Profissional (Sistema “S”), Institutos Federais, Estados, Distrito Federal e Municípios; e visa a possibilitar que o trabalhador, através da qualificação, tenha melhores oportunidades de ingresso no mercado de trabalho.  Por isso o Brasil Sem Miséria planejou ações de inclusão produtiva urbana e rural.

DSC00632

A Prefeitura Municipal de Araçuaí, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, aderiu ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, possibilitando que o município receba cursos Profissionalizantes gratuitos para as pessoas beneficiárias e inscritas nos programas sociais. Dessa forma, a Prefeitura tem o papel central na gestão local do PRONATEC, negociando vagas e cursos, divulgando o programa, mobilizando o público, realizando a pré-matrícula dos interessados e acompanhando os beneficiários durante a realização dos cursos de qualificação profissional.

DSC00696